terça-feira, 4 de outubro de 2011

Profissionais do Sexo


Título: “Profissionais do Sexo”

Nome: Claudinéia Rosa Benfica Pires
Órgão em que trabalha: CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social
Cargo: Educadora Social
Função: Educadora Social
Município: Afonso Cláudio
Nome do Pólo ao qual se vincula: Afonso Cláudio
Nome da professora on-line: Maria Beatriz Nader
Data de finalização do Modulo 2: 05 / 10/ 2011

Objetivo Geral da ação

Ø  Promover o resgate social das profissionais do sexo, a melhoria da qualidade vida e combate/ ou redução dos estereótipos, bem como contribuir para a prevenção da exploração sexual infanto juvenil.


Justificativa:
O trabalho sexual está longe de ter as mesmas prerrogativas das demais formas de trabalho no Brasil e no mundo. Afetado por um conjunto de questões morais, legais, higienistas e religiosas, ele apresenta uma das faces mais intensas das desigualdades de gênero, da desvalorização das mulheres e da desqualificação de sua participação no mundo do trabalho. O conjunto de contradições, desqualificações e condenações morais também esteve, e ainda                                     está, presente no interior do movimento de mulheres, no qual a participação de organizações de trabalhadoras do sexo continua a se dar de forma periférica e instável. Para a execução desse plano de ação será elaborado cronograma de palestras, cursos e fóruns de discussão da temática da violação de direitos, que serão direcionadas as profissionais do sexo, a população e aos profissionais da Rede Socioassistencial e do Sistema de Garantia de Direitos. Para tanto, buscar-se-á contato e apoio das demais secretarias, principalmente da Secretaria Municipal de Saúde, na disponibilização de espaço físico e liberação de seus técnicos para ministratarem palestras.

Descrição da ação:
 A Secretária Municipal de Ação Social de Afonso Cláudio assumiu como desafio a implementação de serviços que busquem, a partir de um olhar focado e embasado no contexto sócio-cultural do município, ofertar às famílias atendimento específico e individualizado de suas demandas, como também, o encaminhamento à Rede Sócio Assistencial e ao Sistema de Garantia de Direitos, visando o desencadeamento de estratégias de forma a buscar o fortalecimento e empoderamento destas mulheres. O CREAS esta trabalhando no desenvolvimento de projetos , com o intuito de promover o resgate social das profissionais do sexo, através de encontros, onde são discutidas várias temáticas voltadas à orientação sócio familiar, encaminhamentos a direitos sociais, espaço de fortalecimento com a sociedade e família, desconstruindo o estereótipo que essas profissionais carregam historicamente, com o desenvolvimento das seguintes ações:

Ø  Realizar um levantamento do perfil das profissionais do sexo em Afonso Cláudio;
Ø   Promover palestras sobre Direitos Sociais;
Ø  Realizar o atendimento psicossocial e jurídico;
Ø  Grupos de escuta individual voltada para a identificação e necessidades das profissionais do sexo;
Ø  Realizar visitas domiciliares;
Ø  Articulação de parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde, com a finalidade de informar as profissionais sobre saúde da mulher;
Ø  Promover pesquisa sobre a situação da violência no município de Afonso Cláudio, relacionadas às profissionais do sexo;  
Ø  Promover campanhas de mobilização social (informativas e educativas), a fim de sensibilizar a população a respeito da Prevenção da Violência, e exploração sexual.
Cronograma    
                        
Mês de realização
Out.
Nov.
Dez.
Jan.
Fev.
Mar.
Elaboração do Plano
X





Realizar um levantamento do perfil das profissionais do sexo

X
X



Promover palestras sobre Direitos Sociais;

X
X
X
X

Realizar o atendimento psicossocial e jurídico;

X
X
X
X
X
Grupos de escuta mútua voltada para a identificação e necessidades das profissionais do sexo;

X
X
X
X

Realizar visitas domiciliares;

X
X
X
X

Articular de parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde, com a finalidade de informar as profissionais sobre saúde da mulher;
X
X
X
X
X
X
Promover pesquisa sobre a situação da violência no município  relacionadas às profissionais do sexo; 

X
X
X


Promover campanhas de mobilização social (informativas e educativas)



X
X
X
Avaliação final





X


População beneficiada
O CREAS ofertará serviços a indivíduos e famílias das profissionais do sexo nas ocorrências de risco pessoal e social e em situação de: negligência; abandono; ameaças; maus tratos; violência física, psicológica e sexual; e discriminação social.



Nenhum comentário:

Postar um comentário