quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Aprendendo sobre violência


Identificação do/a cursista:
Nome: Aleandra Ribeiro de Araújo
Órgão em que trabalha: Secretaria Municipal de Ação Social
Cargo:Assistente Social
Função:Assistente Social - gestão
Município: Afonso Cláudio-ES
Observação (caso seja necessário):
Nome do Pólo ao qual se vincula: Afonso Cláudio
Nome da professora on-line: Vivian de Souza Meira
Data de finalização do Modulo 2: 05 /10 / 2011


Objetivo Geral da ação:

O que realmente deseja alcançar ao elaborar o Plano de Ação?
Socialização com professoras, berçaristas e merendeiras sobre como identificar sinais de violência doméstica em meninas que freqüentam creches municipais.

Justificativa:

O município de Afonso Cláudio por meio da Secretaria Municipal de Ação Social, mantém a Casa de Abrigo Ciranda que acolhe crianças e adolescentes vítimas de maus tratos, abuso sexual, negligência principalmente em crianças afrodescendentes moradores dos bairros mais carentes do município. Alguns dados importantes que demonstram a necessidade desta ação são alta rotatividade de crianças das mais diferentes idades que adentram a instituição encaminhadas pelo Conselho Tutelar e Poder Judiciário do Município, a partir da averiguação e constatação de denúncias. A instituição já acolheu até mesmo cinco irmãos vítimas de abuso sexual e violência doméstica do pai, segundo relato da coordenadora. Estes dados determinam a urgência de capacitação de funcionários que lidam diariamente com estas crianças para um pronto encaminhamento caso seja constatado a violência e ainda para que saibam reinserir estas crianças quando as mesmas retornarem para a creche com respeito e dignidade.

Descrição da ação:

A ação a ser desenvolvida será um ciclo de palestras sobre sinais de violência domestica em meninas que freqüentam as creches municipais. As palestras serão executadas de forma dinâmica para uma sensibilização sobre o tema. A clientela das palestras serão as diretoras, professores, berçaristas e merendeiras de creches do município.
Os palestrantes serão realizadas por técnicos da Casa de Abrigo Ciranda, Delegados de Polícia, Assistentes Sociais do CRAS/CREAS dentre outros.

Cronograma  
A Ação será executada durantes os primeiros dois meses do ano de 2012 para que o período letivo não seja prejudicado, ocorrendo assim nas férias das crianças e planejamento  dos educadores.

População beneficiada
Grupos de crianças que freqüentam as creches municipais, principalmente meninas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário