quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O PRECONCEITO E A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: UM NOVO OLHAR PARA ESSE PROBLEMA


OBJETIVO GERAL DA AÇÃO

·         Conscientizar sobre os direitos da mulher, ressaltando a forma como ela contribui para evolução da sociedade e o quanto seu trabalho é relevante para o bom funcionamento da sociedade.
·         Esclarecer sobre as consequências da repressão feminina, e como o preconceito tem afetado a vida das mulheres deste a infância até a idade adulta.
·         Demonstrar as providências que podem ser tomadas em casos de violência contra a mulher e as maneiras de tratamento à aquelas que já foram agredidas e precisam de tratamento psicológico.

JUSTIFICATIVA

O preconceito contra a mulher é algo que parece já ter sido sanado, não se ouve mais falar com frequência de casos de violência, porém sabe-se que as mulheres violentadas temem denunciar seus companheiros.
Infelizmente além da violência física as mulheres vivem a violência psicológica, pois se sentem menores e inferiores aos homens, assim acabam por aceitar situações muito humilhantes. Podemos afirmar que esses casos ocorrem tanto com mulheres independentes quanto as que dependem de seus companheiros, porém aquelas que são dependentes acabam aceitando ser submissas por mais tempo, visto que não conseguem se libertar da situação, uma vez que geralmente tem o parceiro como provedor da casa.
Para tal justifica-se esse trabalho pensando a conscientização sobre a importância da mulher no mercado de trabalho e na sociedade, fazendo-a sentir-se valorizada e apta a tornar-se independente. 


DESCRIÇÂO DA AÇÃO


Pretende-se, estabelecer ações para conscientização sobre o assunto, onde as mulheres poderão esclarecer suas dúvidas sobre o assunto.
Será realizado um trabalho de escuta a essas mulheres onde elas serão ouvidas individualmente e se necessário poderão falar de seus problemas de forma sigilosa.
Para que sejam esclarecidas as situações que geram dúvidas sobre seus direitos, serão realizadas palestras periódicas tanto para as mulheres como para os seus companheiros no Hospital São Vicente de Paulo, onde todos os interessados serão convidados a ouvir e questionar.
Os assuntos em pauta nas palestras serão sobre a importância e o reconhecimento do trabalho feminino e o direito a liberdade de expressão feminina.

  Plano de Ação postado pela cursista: Graciane Barbosa Bautz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário