quinta-feira, 31 de maio de 2012

MULHERES ATIVAS EM BUSCA DA SUA INDEPENDÊNCIA


Considerações Gerais sobre a instituição proponente
CREAS: “Centro de Referencia Especializado da Assistência Social”. É um programa do governo Estadual que atende todo o tipo de violação de direitos, seja esse físico ou psicológico.  Tendo como principal demanda a violação.
Justificativa
Diante da necessidade de atendimento das mulheres do CREAS de Afonso Cláudio, que sofrem alguma forma de violência doméstica, verificou-se que o atendimento psicossocial desenvolvido apenas após a ocorrência da violência não é suficiente para reduzir o número de mulheres agredidas, motivo pelo qual foi desenvolvido o projeto “Mulheres ativas em busca da sua Independência” para incentivar a associação feminina e o seu desenvolvimento profissional.
Objetivo Geral da Ação
Criar uma cooperativa profissional de produtos culinários – para o fim de fomentar o desenvolvimento profissional das mulheres atendidas pelo CREAS.
Objetivos Específicos
Capacitar as cooperadas para a produção e comercialização dos produtos.
Realizar encontros semanais para socialização do grupo.
Promover a independência de tais trabalhadoras.
Metodologia
Serão realizadas reuniões semanais com as mulheres.
Nas primeiras reuniões, serão desenvolvidas atividades de aperfeiçoamento das técnicas dos serviços manuais já realizados pelas mulheres.
No segundo momento do curso, realizar-se-ão cursos para ensinar o grupo a se associar sob a forma de cooperativa e explorar as atividades por elas desenvolvidas coletivamente.  Para colaborar nessa parte fundamental do curso, profissionais habilitados serão convidados para ministrar palestras, como por exemplo, líderes de cooperativas já existentes no município; as mulheres serão encaminhadas para cursos desenvolvidos por entidades cooperativas do terceiro setor (SEBRAE).
A partir disso, com a cooperativa bem estruturada, o CREAS dará um apoio operacional e financeiro até que o grupo conquiste a sua autonomia administrativa e operacional.
Público alvo
O Projeto foi criado com o objetivo de atender 30 mulheres atendidas pelo CREAS, que tiveram seus direitos violados e provenientes de famílias em vulnerabilidade social, moradores dos bairros adjacentes ao centro de Afonso Cláudio: São Vicente (Vila Nova, Bela Vista, Vala Funda), Grama, Colina do Cruzeiro, Boa Fé, Campo Vinte, Campo Vinte e Um e Itapuã.
Cronograma                                                                                         
Para planejamento: Projeto foi pensado e elaborado pela o grupo 01 discutido e aprimorado pelos mesmos no período de 15/05/2012 até o dia 30/05/2012.
Para execução: o tempo preciso para a execução do projeto será de, no mínimo, 01 (um) ano, até que o grupo possa se desenvolver de forma independente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário